Mauro Castelo Branco
Mauro Castelo Branco é professor do FFCH da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em filosofia pela UFRJ e pós doutor pela École dês Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente é Coordenador do GT Marxismo da ANPOF e integra o Comitê Editorial responsável pela publicação da revista Crítica Marxista. Autor de Os Mercadores, o Templo e a Filosofia (EDIPUCRS, 2004) e organizador de Friedrich Engels e a Ciência Contemporânea (EDUFBA, 2007).
Ademar Bogo
Ademar Bogo é professor da Faculdade do Sul da Bahia (FASB) e participa do setor de formação nacional MST. Doutor em filosofia pela UFBA, é membro do corpo editorial do blog marxismo21, e membro da Academia Teixeirense de Letras. É autor de Organização Política e Política de Quadros (Expressão Popular, 2011), Teoria da Organização Política (Expressão Popular, 2013) e A Linguagem das Mercadorias em Marx (Consequência, 2015).
Jorge Grespan
Jorge Grespan é professor de Teoria da História na FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em filosofia pela UNICAMP e pós doutor pela Freie Universität Berlin e pela Otto-von-Guericke-Universität Magdeburg. Membro do corpo editorial da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros e da Beiträge zur Marx-Engels Forschung Neue Folge. Autor de O Negativo do Capital (Hucitec, 1998), Revolução Francesa e o Iluminismo (Contexto, 2003) e Folha Explica Marx (Publifolha, 2008).
Ricardo Tassinari
Ricardo Tassinari é livre-docente em Lógica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutor em filosofia pela UNICAMP e pós doutor pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne e pela Université de Genève. É coordenador do GT Hegel da ANPOF, vice-presidente da Sociedade Hegel Brasileira e vice-presidente da Sociedade Brasileira Jean Piaget. É autor e co-autor de Hegel (ANPOF, 2015), O Sistema das Autoconsciências (Schème, 2014, Editora Fi, 2015), Lógica e Filosofia da Ciência (NEaD -UNESP/SEESP, 2012) dentre outros.
PALESTRANTES.
Rafael Siqueira Guimarães
Rafael Siqueira de Guimarães é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), performer, psicólogo, produtor cultural e ativista. Doutor em Sociologia pela UNESP, é autor de Supervisão em Psicologia: o desafio da formação (CRV, 2012) e organizador de Gênero e cultura: perspectivas formativas (Hipótese, 2016). Realizou, como artista, o solo Moqueca Ciborgue (2016), e com o Coletivo Elenco de Ouro, Cabaret Glicose: um cabaret decolonialista! (2015) e Cartografias Curitiba-Granada (2013).
José Glauco Ribeiro Tostes
José Glauco Ribeiro Tostes é Professor Titular aposentado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-RJ). Doutor em Química pela UNICAMP (1983), na subárea de Química Quântica. Lecionou, nos últimos 25 anos, “filosofia da ciência” em níveis de pós-graduação, graduação e extensão. Atividades e parte de sua produção na área marxista e adjacências incluem: “Os dois marxismos de Marx”, Cadernos CEMARX II, 2005; “Crise do capitalismo e ciência da complexidade”, V CEMARX, 2007; “Teoria marxista e novo paradigma sistêmico”, VII CEMARX, 2012; “Além do euro-centrismo: trajetória de teorias sistêmicas da história das civilizações no séc. XX”, VI EPSM, 2012; “Sustainable geometric and bio-cultural/cultural models of human society: the role of non-capitalist cooperation in times of civilizational/environmental crisis”, Journal of Sustainable Development, (on line) vol. 10 (2017).
Márcio Augusto Vicente de Carvalho
Márcio Augusto Vicente de Carvalho é professor do IFCH no Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Mestre em Sociologia e Doutor em Filosofia pela UNICAMP. Pesquisa Filosofia dos Sistemas Complexos e Auto-organizados. Sua tese de doutoramento trabalha o conceito de Nação em Michel Debrun, sob o viés de um paradigma neomecanicista e teorias de auto-organização. Membro do Grupo de Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias da UFSB.
Roberto Leher
Roberto Leher é o atual Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação desta universidade na linha Políticas e Instituições Educacionais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Integra Comitês Editoriais de vários periódicos, entre eles: Educação e Sociedade, Margem Esquerda, Outubro, Temporalis, Trabalho Necessário, Humanidades (Costa Rica) e Universidade e Sociedade. Professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes. Bolsista Sênior da Cátedra sobre desenvolvimento IPEA-CAPES (2011 e 2012), pesquisador do CNPq e bolsista do programa Cientistas de Nosso Estado -FAPERJ.
Alex Martoni
Alex Martoni é professor Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF). Doutor em Estudos de Literatura pela UFF, com doutorado-sanduíche/Capes pela Stanford University (EUA) e pós-doutorado PNPD/Capes pela UFF, é membro da Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen e do GT Anpoll: Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídias. É também vice-líder do Grupo de Pesquisa em Ritmo, Imagem e Pensamento (UFF) e do Grupo de Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias (UFSB). Músico e realizador audiovisual, possui
artigos publicados nas áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Estudos de Cinema, Sound Studies e Intermidialidade.
Cynthia de Cássia Santos Barra
Cynthia de Cássia Santos Barra é professora na Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, por meio do qual atua como membro titular do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Itabuna/BA, desde julho de 2015; pesquisadora em Literatura comparada, ensaísta, atualmente coordena o grupo de pesquisa Lêtera: estéticas, tecnologias, discursos (UFSB)
Milena Cláudia Magalhães
Milena Cláudia Magalhães possui graduação em Letras Português/Literatura pela Universidade Federal de Rondônia (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE/Unesp, com estágio na Université Paris VIII. Atualmente, é professora na Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus de Teixeira de Freitas e líder do GEPEC Grupo de Pesquisa em Poética Brasileira Contemporânea. Realiza orientações e publicações relacionadas aos temas: prosa e poesia contemporâneas; representações autobiográficas do/no presente e a questão do regionalismo na literatura brasileira. A partir de cursos de formação de professores e da inserção no Grupo de Estudos do Discurso e Ensino de leitura/escrita no Ensino Superior, mantém uma reflexão constante sobre o lugar da literatura na Educação Básica e no Ensino Superior.
Carlos José Ferreira dos Santos
Indígena com o nome de Casé Angatu (Xukuru Tupinambá) e morador no Território Indígena Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia). Doutor em História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo-FAUUSP - Linha de Pesquisa: História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista-UNESP. Atualmente é Professor Efetivo na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC/Ilhéus-Bahia (Curso de Graduação e Especialização em História). Possui experiência e atuação nas áreas de História Indígena, História Sociocultural, Memória/Oralidade e Patrimônio, com ênfase em História do Brasil, presença indígena e grupos populares. Atualmente desenvolve junto à UESC pesquisa e orientação envolvendo a história indígena, identidades, territoriedades, patrimônios e a formação sociocultural de algumas cidades no Sul da Bahia.